Maias (Arquitectura)


   As cidades eram os centros administrativos e religiosos, onde muita gente vivia. Em grandes núcleos urbanos como Tikal numa área de 10 km2 havia mais de 10 mil estruturas, que iam de pirâmides a cabanas com telhados de sapé. Estima-se que 60 mil era o seu número de habitantes, o que lhe dá uma densidade populacional várias vezes superior à de qualquer cidade da Europa da altura. Uma cidade maia do Período Clássico geralmente consistia em praças rodeadas por plataformas sob estruturas de alvenaria(obra feita de pedra miúda e cal), que iam de templos e palácios a túmulos.
   A arquitetura mostra uma sofisticada decoração e arte, expressa em esculturas e paredes pintadas. Em Tikal, as principais construções eram interligadas por ruas de pedra ou por viadutos. No entanto, essas cidades desenvolveram-se aparentemente sem nenhum planeamento, com templos e palácios sendo derrubados e reconstruídos ao longo do tempo. Devido a esse padrão errático, os limites das cidades maias eram difíceis de ser determinados. Algumas são cercadas por um fosso e outras têm fortificações defensivas ao seu redor, mas isso é pouco comum.
  Cidades muradas são raras, com exceção de algumas descobertas recentemente e que datam do colapso da civilização maia, quando muralhas de proteção foram erguidas para combater os espanhóis. 
   Como a água era escassa em certas regiões, grandes cidades como Tikal tinham reservatórios construídos para servir à população durante a estação da seca.
      Acima de todas as estruturas estavam as pirâmides-templos, construídas com blocos de pedra calcária. Eram de longe as estruturas mais assombrosas e espectaculares das cidades maias. Os templos em cima das pirâmides tinham apenas uma ou duas salas, tão pequenas que só poderiam ser usadas para cerimónias religiosas não destinadas ao público geral. Embora os templos piramidais fossem as construções mais espectaculares, a cidade era composta principalmente por palácios, estruturas térreas construídas como os templos no topo das pirâmides, mas com várias dúzias de salas e um ou mais pátios internos.